👀 Vi Por Aí #17 | Novo app de fotos do TikTok, como ganhar relevância cultural e pets digitais.
se vc não viu a edição anterior → #16
📝 nota da autora:
Olá, pessoal! Desculpa o sumiço mas é isso aí, muitos jobs, vida pessoal uma loucura e não tô conseguindo me comprometer com prazos, por mais que eu gostaria. Pensei muito sobre e, pra não frustrar vocês e nem a mim, vou tentar trazer sempre que possível muitas novidades do nosso mercado mas sem me comprometer com uma data. Fechado? :)
Obrigada pela compreensão e vamo que bora.
💥Tem novidade quentinha saindo do forno: O TikTok acabou de lançar um novo aplicativo parecido com o Instagram. Ou vai lançar.
Whee é o novo aplicativo da ByteDance para compartilhar fotos apenas com amigos e familiares. Com uma interface simples, feed e mensagens, está disponível apenas para alguns países e sistema Android, em fase de teste.
As imagens de divulgação mostram algumas semelhanças com o Instagram, como a possibilidade de publicar fotos e receber curtidas ou comentários dos amigos. O serviço também tem uma área de mensagens para conversar com seguidores e filtros de edição.
Quem deu o furo disse que ainda não está disponível nos Estados Unidos mas em outros países já. Nós brasileiros também não fomos os escolhidos para testar.
📲 Social-First: a Deloitte trouxe 3 princípios para seguir, para marcas que querem ganhar relevância cultural:
Ouça com Intenção
Se encaixar nas comunidades sociais depende, antes de tudo, de entender a cultura e normas de cada plataforma — e como o público geralmente interage. Este conhecimento permite que as marcas se apresentem de maneiras contextualmente apropriadas.
Estabeleça Conexões Significativas
Um bom social listening é fundamental para conexões autênticas, pois entender o tom e o foco de comunidades sociais específicas pode ajudar as marcas a agir de maneira relevante.
Quando as marcas agem de maneira que agregam valor às comunidades, podem amplificar essas ações por meio de táticas pagas, por exemplo. As marcas focadas em social media estão bem posicionadas para fazer isso porque têm muito mais probabilidade de gerenciar os orçamentos pagos e orgânicos juntos.
Engaje os Clientes Onde Eles Estão
Uma estratégia de mídias sociais que prioriza mensagens unilaterais da marca já não se adequa mais à forma como os algoritmos sociais funcionam hoje. Em vez disso, as marcas podem estabelecer processos e programas voltados para atender às necessidades únicas de cada cliente individualmente através dos canais de mídia social que eles preferem. Afinal, se os clientes encontram e compram de uma marca nas mídias sociais, é provável que esperem também serviço de atendimento ao cliente nessas plataformas.
Esta mudança tem profundas implicações estratégicas para as marcas. Em vez de buscar participação na voz (share of voice) — historicamente o caminho mais eficaz para expandir a conscientização e o alcance — as marcas podem ser melhor servidas por uma estratégia que enfatize a participação na cultura. Isso é conquistado ao participar das comunidades sociais e das conversas de maneiras que agreguem valor e construam confiança com os clientes, não apenas através da divulgação de mensagens da marca.
Ou seja, usar as redes “não apenas como um canal de marketing, mas como uma solução abrangente em toda a organização".
Ao interagir com as comunidades das mídias sociais, as marcas focadas em social media tendem a priorizar a escuta ativa, conteúdo autêntico e engajamento personalizado com a comunidade. Ao examinar esses princípios detalhadamente, os profissionais de marketing podem obter insights sobre as estratégias específicas que tornam as marcas mais bem-vindas no mundo social dos consumidores.
🚨 Alerta: temos lançamento do TikTok, o Symphony, nova ferramenta de soluções alimentadas por IA, podendo fazer avatares e dublagens, por exemplo (em inglês). Aqui tem uma explicação mais aprofundada da usabilidade dessa ferramenta, e aqui sobre o uso de influenciadores virtuais, ambos em inglês.
🚫 Atenção, você não poderá mais stalkear o crush com os likes dele no X: o app baniu os likes públicos (em inglês).
▶️ Novidade no YouTube: uma nova opção de busca, onde alguns usuários agora podem usar o Google Lens para buscar vídeos relacionados a uma imagem (em inglês).
🐶 Ao que tudo indica, teremos pets digitais (tipo Tamagochi) nos stories (em inglês).
⚠️ E mais atenção: já é possível compartilhar conteúdos do Instagram diretamente para o Threads (em inglês).
😎 Mais uma análise comportamental vs. rede social: qual característica funciona em cada plataforma:
🤳 4 formas de gerar impacto em grandes eventos, fazendo conteúdos em real-time (em inglês).
👯E entre todas as redes sociais, qual os brasileiros passam mais tempo? Sim, é no TikTok:
🔖 É ligado em tendência? Salve esse link do Pinterest Predicts e use e abuse.
📌 Dica da semana: 8 ferramentas gratuitas para criar conteúdos, indicação da Clara Ramos.